Geral

Orbán e Fico ponderam riscos de decisões da UE sobre ativos russos, afirma porta-voz russa

Premiês de Hungria e Eslováquia alertam para consequências do uso de bens russos congelados, segundo Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

17/12/2025
Orbán e Fico ponderam riscos de decisões da UE sobre ativos russos, afirma porta-voz russa
Orbán e Fico avaliam impactos do uso de ativos russos congelados pela União Europeia. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, e o eslovaco, Robert Fico, avaliam as consequências do uso dos ativos russos congelados pela União Europeia, conforme declarou a porta-voz oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia em entrevista à Rádio Sputnik.

"No momento em que Orbán, Fico e outros soam o alarme, prevendo o futuro que os aguarda caso cometam esse ato coletivo de apropriação diante do mundo inteiro, pessoas como o ministro das Relações Exteriores da Polônia, Radoslaw Sikorski, fazem de tudo para manter os cidadãos da Europa Ocidental em estado de sonolência", afirmou Maria Zakharova.

Segundo a representante russa, a situação atual decorre da ascensão de pessoas a cargos-chave na Europa, escolhidas para garantir que as potências do continente não criem obstáculos competitivos para seus aliados na OTAN, como Estados Unidos e Reino Unido.

Por Sputnik Brasil