Geral

Urano e Netuno podem ser mais rochosos do que se pensava, indica novo estudo

Pesquisa sugere que os núcleos dos gigantes de gelo podem conter mais rocha e menos gelo do que se acreditava.

17/12/2025
Urano e Netuno podem ser mais rochosos do que se pensava, indica novo estudo
Urano e Netuno podem ter núcleos mais rochosos e menos gelados, segundo nova pesquisa. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Urano e Netuno, tradicionalmente classificados como "gigantes de gelo" devido à presença de metano, água e outros voláteis em grandes quantidades, podem ter uma composição interna diferente do que se imaginava. Um novo estudo da Universidade de Zurique (UZH) e do NCCR PlanetS aponta que esses planetas podem ser menos gelados e mais rochosos do que se pensava.

De acordo com a pesquisa, publicada na revista Astronomy & Astrophysics, os núcleos de Urano e Netuno podem conter proporções significativamente maiores de rocha. Além disso, há indícios de que o interior desses planetas não é estático, sugerindo a presença de processos de convecção.

Historicamente, os planetas do Sistema Solar foram divididos em três grupos: rochosos internos, gigantes gasosos e gigantes de gelo. Essa classificação leva em conta a distância ao Sol e a presença de voláteis congelados além da chamada "Linha de Gelo". O estudo conduzido por Luca Morf e Ravit Helled desafia essa estrutura tradicional ao indicar que Urano e Netuno podem não se encaixar perfeitamente nessa categoria.

Por Sputnik Brasil