Geral
Historiador afirma que plano de María Corina Machado pode gerar morticínio na Venezuela
Professor da UERJ avalia que proposta da líder opositora para o petróleo venezuelano enfrentaria forte resistência popular e risco de conflito civil.
O professor da UERJ, Roberto Santos, afirmou à Sputnik Brasil que não é possível implementar o que María Corina Machado propõe para a Venezuela 'sem provocar um morticínio'.
Segundo Santos, a principal liderança da oposição venezuelana, nascida na elite do país, busca entregar o controle do petróleo venezuelano aos Estados Unidos. No entanto, o historiador destaca que essa medida seria amplamente rejeitada pela população, podendo desencadear uma guerra civil devido ao forte viés ideológico da revolução chavista.
"A estratégia militar do chavismo é uma estratégia de 'guerra de todo o povo', inspirada no Vietnã, que levou à vitória contra os EUA. Cada cidadão se torna um combatente em caso de invasão do país. Ou seja, não tem como fazer o que ela quer sem provocar um morticínio generalizado na Venezuela", explicou Santos.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados