Geral
Economia brasileira piorou para 38%, aponta Genial/Quaest; 28% veem melhora
Levantamento mostra percepção negativa ainda predominante, mas expectativa de melhora cresce entre os brasileiros.
Pesquisa do instituto Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (16) revela que 38% dos brasileiros consideram que a economia do país piorou em relação ao ano passado. Por outro lado, 28% avaliam que houve melhora, enquanto 31% não percebem diferença. Outros 3% não souberam ou preferiram não responder.
Em comparação com o levantamento anterior, realizado em novembro, a percepção negativa caiu cinco pontos percentuais, enquanto a avaliação positiva subiu quatro pontos.
Apesar do cenário ainda negativo, 44% dos entrevistados acreditam que a economia deve melhorar nos próximos 12 meses. Já 33% esperam piora, e 19% acham que a situação permanecerá igual. Outros 4% não souberam ou não quiseram responder.
Quanto ao preço dos alimentos, 57% afirmam que houve aumento em relação a novembro — índice seis pontos menor que o registrado no levantamento anterior. Para 19%, os preços caíram (contra 17% na pesquisa anterior), enquanto 22% não notaram mudanças. Outros 2% não souberam ou preferiram não responder.
Sobre o mercado de trabalho, 48% relatam maior dificuldade para encontrar emprego, enquanto 44% consideram que está mais fácil do que em 2024. Para 4%, não houve alteração, e outros 4% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa ouviu 2.004 brasileiros entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com índice de confiança de 95%.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado