Geral
Lula mereceria um Prêmio Nobel de Economia, diz presidente da Caixa
Carlos Vieira afirma que resultados econômicos positivos decorrem de políticas que desafiam fórmulas liberais tradicionais.
Carlos Vieira, presidente da Caixa Econômica Federal, afirmou nesta terça-feira (16) que o Brasil tem apresentado números robustos na macroeconomia justamente porque o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva adota caminhos distintos das fórmulas liberais seguidas por economias avançadas. A declaração foi feita durante um evento do banco público, em Brasília.
"O Brasil é um Brasil de desigualdades. Como posso me curvar a um entendimento que vem da Áustria como premissa a ser adotada em um país que tem tantas desigualdades?", questionou Vieira, em referência à Escola Austríaca de economia. "Quando você observa recorrentemente os números da macroeconomia, eles comprovam que o que está sendo feito no Brasil é o correto."
Vieira relatou ainda que já disse pessoalmente a Lula que o presidente mereceria um Prêmio Nobel de Economia, por desafiar prescrições tradicionais do campo econômico. Segundo ele, as medidas adotadas pelo governo contribuíram para que o Produto Interno Bruto (PIB) do país crescesse acima de 3% por dois anos consecutivos, além de garantir atualmente os menores índices de desemprego e inflação da história.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado