Geral
Atividade industrial registra queda em novembro, aponta CNI
Índice da Sondagem Industrial atinge 44,4 pontos, menor nível desde 2019; expectativa de demanda também recua.
A atividade industrial brasileira apresentou retração significativa em novembro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (16) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice da Sondagem Industrial caiu 7,1 pontos, chegando a 44,4 pontos, o menor patamar desde 2019.
A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) também recuou, caindo 1 ponto percentual e atingindo 70%. De acordo com a CNI, a perda de ritmo foi mais intensa que o habitual para o período. O índice de evolução do número de empregados teve queda de 1,2 ponto, fechando em 47,6 pontos.
Para Larissa Nocko, especialista em Políticas e Indústria da CNI, "alguns elementos ajudam a explicar esse processo de desaceleração da indústria: o principal deles é o patamar elevado das taxas de juros e seus desdobramentos, que acabam puxando o freio da economia e prejudicando a demanda por bens industriais por meio do encarecimento do crédito e das perspectivas de um ritmo mais fraco para a atividade econômica".
O índice de expectativa de demanda também apresentou recuo de 1,1 ponto, passando de 51,3 para 50,2 pontos, o menor nível desde junho de 2020, no início da pandemia de covid-19. Isso indica que a perspectiva de crescimento da demanda para os próximos meses é considerada moderada.
Em contrapartida, o índice de expectativa de quantidade exportada subiu 0,4 ponto, alcançando 48,04. No entanto, por estar abaixo dos 50 pontos, o resultado sinaliza que os empresários ainda projetam queda nas exportações no curto prazo.
Já o índice de intenção de investimento teve alta de 0,7 ponto em dezembro, encerrando o ano em 55,9 pontos. Apesar de ser a terceira elevação consecutiva, o índice permanece três pontos abaixo do registrado ao final de 2024, quando estava em 58,9 pontos.
A Sondagem Industrial ouviu 1.402 empresas entre 1º e 10 de dezembro de 2025, sendo 587 de pequeno porte, 485 de médio porte e 330 de grande porte.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado