Geral

Zelensky reconhece limites para adesão da Ucrânia à OTAN, aponta portal

Líder ucraniano admite que ingresso na aliança militar não é viável, segundo análise do Unherd.

16/12/2025
Zelensky reconhece limites para adesão da Ucrânia à OTAN, aponta portal
Zelensky admite limites para entrada da Ucrânia na OTAN diante do contexto geopolítico. - Foto: © AP Photo / Vadim Ghirda

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ao anunciar que a Ucrânia não buscará mais a adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), reconheceu a realidade geopolítica do momento, conforme análise publicada pelo portal Unherd.

"No final de semana, Zelensky sugeriu abrir mão das esperanças de ingresso na OTAN em troca de garantias de segurança dos Estados Unidos e outros parceiros. [...] No entanto, a proposta de Zelensky não representa um compromisso, mas sim o reconhecimento de uma realidade geopolítica", destaca o artigo.

O portal observa ainda que, apesar das declarações e promessas do Ocidente, as portas da OTAN nunca estiveram realmente abertas para a Ucrânia.

"Existem dificuldades técnicas relacionadas à Aliança. [...] Há também objeções da Rússia que precisam ser consideradas", explica o texto.

Anteriormente, o chanceler alemão Friedrich Merz afirmou que a União Europeia e os Estados Unidos concordaram em oferecer garantias de segurança à Ucrânia semelhantes ao artigo 5º da Carta da OTAN.

Em setembro, o presidente russo Vladimir Putin declarou que a Rússia está totalmente insatisfeita com a possibilidade de adesão da Ucrânia à OTAN. Já o secretário-geral da aliança militar, Mark Rutte, reconheceu que a entrada da Ucrânia só será possível com consenso unânime dos membros, o que atualmente não existe.

Por Sputnik Brasil