Geral

Milei compartilha post que compara Brasil e países de esquerda a favelas

Presidente argentino republica ilustração que associa governos de esquerda a favelas e de direita a regiões futuristas na América do Sul.

16/12/2025
Milei compartilha post que compara Brasil e países de esquerda a favelas
javier-milei-presidente-da-argentina.jpg

O presidente da Argentina, Javier Milei, voltou a causar polêmica nas redes sociais nesta segunda-feira, 15, ao compartilhar uma ilustração que compara Brasil, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa a uma grande favela, enquanto os demais países da América do Sul são retratados como áreas futuristas. O post ocorre um dia após a vitória de José Antonio Kast, de direita, nas eleições presidenciais do Chile, realizadas no domingo, 14.

A publicação original é do perfil Leon Libertario, conhecido por divulgar conteúdos favoráveis ao governo Milei. Na descrição, o perfil afirma que o "povo sul-americano grita liberdade" e pede o fim do "socialismo empobrecedor". A montagem associa a ideia de "favela" aos governos de esquerda e de "futurismo" aos de direita na região.

Antes disso, Milei já havia divulgado uma ilustração semelhante, criada pelo cartunista Cristian Dzwonik, autor do personagem Gaturro, na qual destacava que "a Argentina definiu o rumo para a América Latina". Em outra publicação, Dzwonik classifica as divisões do mapa como "civilização" e "barbárie".

Até a eleição de Milei em 2023, apenas Equador, Paraguai e Uruguai eram governados por partidos de esquerda. Com as mudanças recentes, a direita passará a comandar seis dos doze países sul-americanos em 2026.

Observação: Os mapas das postagens incluem a Guiana Francesa, que não é um país independente, mas um território ultramarino administrado pela França.