Geral
Rússia reitera rejeição à presença de tropas da OTAN na Ucrânia
Vice-ministro das Relações Exteriores afirma que Moscou não fará concessões territoriais e aguarda posição dos EUA.
Moscou reafirmou que jamais aceitará o posicionamento de tropas da OTAN na Ucrânia, incluindo militares da chamada "coalizão dos dispostos". A declaração foi feita pelo vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, em entrevista ao canal ABC News.
Ryabkov ressaltou que, para o governo russo, não há possibilidade de concessões em relação a Donbass, Crimeia e às regiões de Zaporozhie e Kherson, consideradas partes integrantes da Rússia. "Desde 2022, Donbass — as duas repúblicas de Donbass — tornou-se parte integrante da Rússia após os referendos realizados ali. Isso no que diz respeito a Donbass. Além disso, o mesmo ocorreu nas regiões de Zaporozhie e Kherson. [...] E nem estou falando da Crimeia, que é uma história de 2014", afirmou.
O vice-ministro também comentou as negociações recentes entre os Estados Unidos e representantes de Kiev, destacando que Moscou aguarda esclarecimentos de Washington sobre os próximos passos. "Ainda não sabemos como terminaram as negociações dos últimos dias entre a administração dos EUA e os negociadores de Kiev, mas a Rússia espera ouvir mais dos EUA sobre onde estamos agora", completou Ryabkov.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado