Geral
PF deflagra Operação Bad Trip contra tráfico internacional; Alagoas está entre os estados investigados
Grupo enviava cocaína para a Europa, aliciava jovens como “mulas” e tinha base no Agreste do Estado
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (16), a Operação Bad Trip para desarticular um esquema de tráfico internacional de drogas com atuação nos estados de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A ação tem como objetivo reprimir o envio de entorpecentes para o exterior e cumprir determinações judiciais expedidas pela 3ª Vara da Justiça Federal em Alagoas.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão temporária, além da aplicação de medidas cautelares alternativas à prisão. A ofensiva é conduzida pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Federal.
As investigações tiveram início após prisões em flagrante realizadas em aeroportos brasileiros, onde suspeitos foram detidos transportando cocaína camuflada em garrafas de rum. A partir dessas apreensões, os investigadores conseguiram identificar que uma das principais bases operacionais da organização criminosa estava localizada no município de Arapiraca, no Agreste alagoano.
De acordo com a Polícia Federal, o grupo criminoso aliciava jovens para atuar como “mulas” no trajeto Bolívia–Brasil–Europa. Os recrutados recebiam instruções detalhadas para tentar driblar fiscalizações, incluindo discursos previamente ensaiados e o uso de disfarces para não levantar suspeitas.
O inquérito também apontou movimentações financeiras incompatíveis com a renda declarada pelos investigados, o que reforça a suspeita de lavagem de dinheiro vinculada ao esquema de tráfico internacional.
Ainda segundo a PF, a organização utilizava ameaças de morte como forma de intimidar possíveis denunciantes e manter o controle das operações. As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração dos crimes praticados pelo grupo.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado