Geral
Bolsas europeias registram movimentos distintos antes de dados dos EUA e decisões de bancos centrais
Londres e Frankfurt operam em baixa, enquanto Paris e Milão avançam; investidores aguardam indicadores econômicos e decisões de política monetária.
Por Patricia Lara
São Paulo, 16/12/2025 – As bolsas europeias operam de forma mista nesta terça-feira, com Londres e Frankfurt pressionadas, enquanto Paris e Milão registram leves altas. O cenário reflete a expectativa dos investidores em relação a decisões de bancos centrais na região e à divulgação de dados econômicos nos Estados Unidos, além da análise de indicadores mistos vindos da zona do euro e de economias regionais.
Por volta das 7h43 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,08%, aos 582,14 pontos. No mesmo horário, a Bolsa de Frankfurt caía 0,31%, Londres perdia 0,34% e Paris tinha alta de 0,08%. Milão avançava 0,2%, Lisboa subia 0,44% e Madri recuava 0,17%.
Entre os dados divulgados nesta manhã, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro apresentou queda mais acentuada do que o esperado na prévia de dezembro. Segundo avaliação do ING, a retração do PMI composto, aliada ao recuo do setor industrial, ainda aponta para um crescimento razoável do PIB do bloco no quarto trimestre de 2025.
Nos destaques corporativos, a Holcim subia 0,71% na Bolsa da Suíça após anunciar a aquisição da participação majoritária na produtora peruana de materiais de construção Cementos Pacasmayo, em uma transação que avalia a empresa em US$ 1,5 bilhão. Já a Glencore caía 0,4% após reforçar sua presença no Peru com a compra do Projeto Quechua, próximo à sua operação em Antapaccay.
Em Paris, a Kering arrecadou US$ 690 milhões com a venda de participação em propriedade na Quinta Avenida, em acordo com o grupo de private equity Ardian. O grupo de luxo segue se desfazendo de ativos para fortalecer sua estrutura financeira, e a ação subia 0,3%.
Em Milão, a Enel operava próxima da estabilidade. A Enel São Paulo informou que reforçou, "de forma estrutural", seu plano operacional na área de concessão que abrange 24 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital. O comunicado foi divulgado após o governo paulista solicitar intervenção federal na concessionária.
Além do PMI da zona do euro, o índice composto da Alemanha desacelerou, contrastando com a forte melhora do índice de expectativas ZEW na maior economia europeia. No Reino Unido, o PMI composto preliminar subiu para um nível próximo do previsto, enquanto o desemprego apresentou alta.
Contato: [email protected]
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado