Geral
Bolsas asiáticas recuam após novas medidas tributárias na Coreia do Sul
Kospi lidera perdas com queda de 2,2% após anúncio de aumento de impostos para empresas; demais mercados acompanham movimento de baixa.
As bolsas asiáticas encerraram o pregão desta terça-feira em queda, influenciadas por novas medidas tributárias na Coreia do Sul e pela cautela dos investidores diante de dados econômicos nos Estados Unidos e do desempenho dos futuros em Wall Street.
Em Seul, o índice Kospi caiu 2,2%, fechando aos 3.999,13 pontos. O governo sul-coreano aprovou um projeto de lei que eleva em um ponto percentual as taxas de imposto sobre o rendimento das empresas em todas as faixas tributáveis a partir do próximo ano, o que pressionou o mercado local.
Em Tóquio, o Nikkei recuou 1,6%, encerrando a 49.383,29 pontos, em meio à expectativa pela reunião de política monetária do Banco do Japão. O índice de gerentes de compras (PMI) composto do Japão caiu para 51,5 em dezembro, mas permaneceu acima do patamar neutro de 50.
Na China continental, o Xangai Composto teve queda de 1,1%, a 3.824,81 pontos, enquanto o Shenzhen Composto perdeu 1,5%, fechando a 2.417,61 pontos. Apesar do reconhecimento de Pequim sobre a necessidade de impulsionar a demanda interna, investidores seguem atentos à possibilidade de novos estímulos, embora a maioria considere improvável uma resposta significativa no curto prazo.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng recuou 1,5%, terminando a 25.235,41 pontos. Destaque para as ações da Guoxia Technology, que dispararam em sua estreia na Bolsa de Hong Kong após uma oferta pública inicial (IPO) de grande demanda. Os papéis da empresa de energia renovável mais que dobraram em relação ao preço do IPO, fechando a 43,80 dólares de Hong Kong. Já as ações da China Vanke subiram 2%.
Em Taiwan, o Taiex registrou desvalorização de 1,2%, fechando a 27.536,66 pontos.
Na Oceania, o S&P/ASX 200 encerrou em baixa de 0,42% em Sydney, aos 8.598,90 pontos.
Por Patricia Lara
Contato: [email protected]
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado