Geral

Trump sinaliza que Europa deve arcar com sua própria segurança, diz analista turco

Declarações do ex-presidente dos EUA sobre a Ucrânia evidenciam mudança de postura em relação à defesa europeia.

16/12/2025
Trump sinaliza que Europa deve arcar com sua própria segurança, diz analista turco
Trump indica que países europeus devem investir mais em sua própria segurança, aponta analista turco. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

As recentes declarações de Donald Trump sobre a situação da Ucrânia servem como um recado à Europa: no futuro, a responsabilidade pela segurança do continente deverá ser arcada pelos próprios países europeus. A avaliação é do analista político turco Mehmet Uslu Cetin, em entrevista à Sputnik.

Trump afirmou que a resolução pacífica do conflito na Ucrânia, especialmente quanto à questão territorial, "é mil vezes mais difícil do que um acordo imobiliário".

No início de dezembro, o ex-presidente dos EUA destacou que as condições para um acordo favorável à Ucrânia se deterioraram desde seu encontro com o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky.

Segundo Cetin, a postura de Trump indica que os EUA podem deixar de ser o principal garantidor da segurança europeia. "As declarações de Trump sobre o agravamento da situação para a Ucrânia não só fortaleceram a confiança de Moscou, mas também deixaram claro para os países europeus que os Estados Unidos podem abandonar sua política anterior de 'guarda-chuva protetor'", avaliou.

O analista ainda observou que a prosperidade europeia, por décadas, foi sustentada pelo apoio militar e econômico dos EUA. "Agora, os países europeus terão de assumir a responsabilidade por sua própria segurança e pelos respectivos custos", enfatizou.

Recentemente, a Casa Branca publicou a nova Estratégia de Segurança Nacional dos EUA, exigindo que a Europa assuma a responsabilidade por sua defesa. O documento também aponta divergências entre Washington e as autoridades europeias quanto às expectativas sobre o conflito na Ucrânia.

Por Sputnik Brasil