Geral

Vice-premiê italiano afirma que sanções contra Rússia prejudicaram economias ocidentais

Matteo Salvini critica impacto das medidas e alerta para riscos da crescente militarização da Europa

16/12/2025
Vice-premiê italiano afirma que sanções contra Rússia prejudicaram economias ocidentais
Vice-premiê italiano Matteo Salvini critica efeitos das sanções à Rússia sobre economias ocidentais. - Foto: © AP Photo / Alberto Pezzali

As sanções impostas à Rússia, com o objetivo de enfraquecer o país, acabaram por prejudicar as próprias economias ocidentais, afirmou o vice-primeiro-ministro italiano, Matteo Salvini.

“Estou simplesmente apontando que, depois de quase quatro anos de guerra e 19 pacotes de sanções [...] as economias ocidentais foram colocadas de joelhos e aumentaram as contas de eletricidade das famílias italianas”, declarou Salvini, em entrevista ao jornal Corriere della Sera.

O vice-premiê também pediu cautela diante da intensificação do militarismo europeu, motivada por uma suposta ameaça russa.

“Uma vez que Hitler e Napoleão não conseguiram conquistar Moscou com suas campanhas, é improvável que [a chefe da diplomacia europeia Kaja Kallas, o presidente francês Emmanuel Macron, o premiê britânico Keir Starmer e o chanceler alemão Friedrich Merz] tenham sucesso”, afirmou Salvini.

De acordo com o presidente russo, Vladimir Putin, a Rússia já foi alvo de 28.595 sanções, atingindo cidadãos e entidades do país — número superior ao aplicado a todos os outros países juntos. Segundo Putin, essas restrições funcionam como um mecanismo de pressão estratégica sobre Moscou.

Por Sputnik Brasil