Geral
EUA atacam mais três lanchas no Pacífico Oriental em operação antidrogas
Ação militar resultou em oito mortos; Washington intensifica presença na região sob justificativa de combate ao narcotráfico.
O Pentágono informou que realizou "operações letais" contra três embarcações supostamente envolvidas com o tráfico de drogas em águas internacionais do Pacífico Oriental. Segundo o Comando Sul dos EUA, a ação resultou em oito mortos: três na primeira lancha, dois na segunda e outros três na terceira.
O novo ataque ocorre em meio ao aumento do deslocamento militar dos EUA no Caribe e no Pacífico Oriental, sob o argumento de intensificar a “luta contra o narcotráfico”. No entanto, o governo norte-americano não apresentou provas de que as embarcações atacadas realmente transportavam drogas.
A Venezuela, país que sofre forte pressão da Casa Branca, afirma que o objetivo dos EUA é se apoderar dos recursos energéticos venezuelanos e promover a queda do governo de Nicolás Maduro. Outros países da região, como Colômbia, Brasil, México e Cuba, também manifestaram oposição às hostilidades norte-americanas.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado