Geral
PMI composto do Japão recua, mas mantém expansão em dezembro
Índice de gerentes de compras cai de 52 para 51,5; setor de serviços sustenta crescimento, enquanto indústria segue em contração.
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do Japão recuou de 52 em novembro para 51,5 em dezembro, conforme dados preliminares divulgados pela S&P Global em parceria com o Jibun Bank nesta terça-feira (horário local). Apesar da queda, o indicador permaneceu acima do patamar neutro de 50, sinalizando expansão da atividade econômica.
O PMI industrial, por sua vez, caiu de 49,7 para 49,4 no mesmo período, permanecendo em território de contração. Já o PMI de serviços passou de 53,2 para 52,5, mantendo-se em nível que indica crescimento, ainda que em ritmo menor.
De acordo com Annabel Fiddes, economista da S&P Global, o setor privado japonês encerrou o ano com desempenho robusto, registrando nova alta na produção e aumento nos negócios gerais. Ela destacou ainda que as empresas elevaram o nível de pessoal no ritmo mais acelerado em mais de um ano e meio, impulsionadas por condições de demanda mais favoráveis.
"O crescimento permanece concentrado no setor de serviços, enquanto a produção e as vendas da manufatura enfraqueceram ainda mais. No entanto, a última queda na demanda por bens foi a mais suave dos últimos 18 meses, sugerindo que o setor pode estar caminhando para condições mais estáveis", avaliou Fiddes.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado