Geral
Enel SP reforça compromisso para mitigar impactos de eventos climáticos
Concessionária anuncia investimentos recordes e destaca avanços em atendimento e redução de interrupções na Grande São Paulo.
A Enel São Paulo afirmou que reforçou, de forma estrutural, seu plano operacional e seguirá empenhada em reduzir o impacto dos eventos climáticos sobre os clientes em sua área de concessão, que abrange 24 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital.
Em nota divulgada após o pedido de intervenção do governo paulista ao governo federal – responsável pelas concessões de distribuição de energia elétrica –, a Enel destacou que vem realizando investimentos crescentes. Entre 2025 e 2027, a companhia prevê aportar um valor recorde de R$ 10,4 bilhões na expansão e modernização da rede elétrica.
"Com um plano de iniciativas concretas e mensuráveis, a companhia tem mantido uma trajetória contínua de melhoria em frentes como: redução do tempo médio de atendimento a ocorrências emergenciais; redução das interrupções de longa duração (mais de 24h) e mobilização das equipes em contingências de nível extremo", afirmou a empresa.
Segundo a Enel, entre novembro de 2023 e outubro de 2025, houve uma melhora de 50% no tempo médio de atendimento emergencial. Já as interrupções superiores a 24 horas foram reduzidas em 90% no mesmo período.
O comunicado do governo do Estado de São Paulo mencionou o aumento das reclamações junto à Ouvidoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em resposta, a Enel informou que o índice de reclamações comerciais registrado na agência reguladora fechou outubro de 2025 no menor patamar desde 2020, apresentando uma redução de 80%.
No entanto, os dados apresentados pela concessionária não incluem a última semana, quando 2,2 milhões de imóveis ficaram sem energia devido ao ciclone extratropical que atingiu a região.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado