Geral
Cláusula de segurança em acordo UE-Mercosul preocupa governo Lula, afirma Itamaraty
Secretária do MRE destaca apreensão do Brasil com salvaguardas propostas pela União Europeia no pacto comercial.
O governo federal manifestou preocupação com a inclusão de uma cláusula de segurança no acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul. A informação foi confirmada pela secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Gisela Padovan.
"Nossa expectativa é de assinar o acordo no sábado, mas, de fato, as salvaguardas são motivo de preocupação", declarou Padovan nesta segunda-feira (15), durante coletiva de imprensa que detalhou a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cúpula de chefes de Estado do Mercosul, marcada para o dia 20 em Foz do Iguaçu (PR).
O governo brasileiro avalia que as exigências de salvaguardas podem impactar a efetivação do tratado, considerado estratégico para o bloco sul-americano e para o país.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado