Geral

EUA e Paraguai firmam acordo para ampliar presença militar norte-americana na América do Sul

Parceria prevê treinamento conjunto, compartilhamento de informações e respostas rápidas a crises humanitárias.

Sputinik Brasil 15/12/2025
EUA e Paraguai firmam acordo para ampliar presença militar norte-americana na América do Sul
Representantes dos EUA e Paraguai durante assinatura de acordo militar em Assunção. - Foto: © AP Photo / Jose Luis Magana

Os Estados Unidos e o Paraguai assinaram nesta segunda-feira (15) o Acordo sobre o Estatuto das Forças (SOFA, na sigla em inglês), que estabelece novas bases para a cooperação militar entre os dois países. O acordo prevê treinamento conjunto, transferência de equipamentos e compartilhamento de informações de inteligência.

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, destacou a importância da parceria durante coletiva de imprensa ao lado do Ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano.

"Este é um passo histórico em nossa parceria entre os dois países", afirmou Rubio. "O que assinamos hoje é um Acordo sobre o Estatuto das Forças que nos permite formalizar uma parceria que já existe. [...] Isso nos permite treinar juntos, avançar na transferência de equipamentos necessários para a segurança do Paraguai, compartilhar informações de inteligência em tempo real e operar juntos quando necessário."

Rubio ressaltou ainda que, em situações de emergência, o acordo permitirá respostas humanitárias rápidas, especialmente em casos de desastres naturais. O secretário descreveu o Paraguai como um dos "aliados mais fortes" de Washington na região e no mundo.

Além de fortalecer a segurança, o SOFA busca impulsionar a cooperação econômica entre os dois países. Segundo Rubio, o acordo estabelece as bases para ampliar as relações comerciais e explorar o potencial de prosperidade do Paraguai.