Geral

Greve dos petroleiros atinge 14 plataformas da Petrobras na Bacia de Campos

Mobilização liderada pela FUP conta com apoio de centrais sindicais e pressiona negociações do acordo coletivo; Petrobras adota medidas para manter operações.

15/12/2025
Greve dos petroleiros atinge 14 plataformas da Petrobras na Bacia de Campos
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A greve nacional dos petroleiros já atinge 14 plataformas da Petrobras na Bacia de Campos, segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP). A mobilização, iniciada à 0h desta segunda-feira (15), levou ao desembarque de trabalhadores em 14 unidades no Norte Fluminense e 2 no Espírito Santo: PGP-1, PNA-2, P-09, P-19, P-25, P-35, P-38, P-40, P-43, P-48, P-51, P-54, P-56 e P-62, conforme informou a entidade.

Além das plataformas, campos de produção terrestre na Bahia, unidades da Transpetro, da TBG, da PBio e o Terminal Aquaviário de Coari (AM) também registraram adesão ao movimento grevista.

A FUP afirma que a greve conta com o apoio de todas as centrais sindicais brasileiras, que criticam a proposta da Petrobras para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), considerada insuficiente diante dos lucros e dividendos da companhia. Os trabalhadores reivindicam aumento real de salários e a preservação de direitos.

Em nota, a Petrobras informou que está em processo de negociação do ACT desde o final de agosto deste ano e segue empenhada em concluir o acordo com as entidades sindicais. A estatal ressaltou que adotou medidas de contingência para garantir a continuidade das operações e o abastecimento do mercado.