Geral
Moraes pede extradição de Ramagem aos Estados Unidos
Alexandre Ramagem, STF, extradição, golpe de Estado
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou nesta segunda-feira (15) aos Estados Unidos a extradição do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). O pedido será formalizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Bolsonaro, Ramagem foi condenado na ação penal sobre a trama golpista a 16 anos de prisão e recorre em liberdade.
Notícias relacionadas:
- Câmara votará cassação de Zambelli, Ramagem e Glauber Braga.
- Defesa de Ramagem recorre contra condenação na ação do golpe.
Em setembro, Ramagem deixou o país para evitar o cumprimento da pena e atualmente reside em Miami.
Na decisão, o ministro determinou que a secretaria judiciária do STF envie ao Ministério da Justiça os documentos necessários para a formalização da extradição. A tradução dos documentos para o inglês também deverá ser providenciada.
Durante a investigação sobre a tentativa de golpe, Ramagem teve a saída do país proibida por Alexandre de Moraes e foi obrigado a entregar todos os seus passaportes nacionais e estrangeiros.
Após a fuga, a Câmara dos Deputados informou que não foi comunicada sobre o afastamento do parlamentar nem autorizou missão oficial de Ramagem no exterior.
A Câmara também informou que o deputado apresentou atestados médicos referentes aos períodos de 9 de setembro a 8 de outubro e de 13 de outubro a 12 de dezembro.
Cassação
Em razão da condenação, o STF determinou que a Câmara declare a perda do mandato de Ramagem. Até o momento, a Mesa Diretora ainda não cumpriu a decisão. A expectativa é que a deliberação ocorra nesta semana, a última antes do recesso parlamentar de fim de ano.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado