Geral
Lula defende presença de especialistas do Mapa em adidos no exterior
Presidente destaca importância de técnicos do Ministério da Agricultura para ampliar mercados internacionais, apesar de discordâncias com o Itamaraty.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta segunda-feira (15) que há divergências entre o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) quanto à nomeação de adidos no exterior. Lula endossou a posição do Mapa, ressaltando que a presença de especialistas é fundamental para ampliar o acesso do Brasil a novos mercados internacionais.
"Muitas vezes têm discordâncias do Itamaraty. É importante que tenha os especialistas do Itamaraty, que tenha os especialistas da Embrapa e que tenha outros especialistas para que a gente possa estar em todo lugar vendendo os produtos que a gente produz", afirmou o presidente.
Lula destacou ainda que o governo federal busca superar um período de isolamento vivido pelo Brasil na última década. Segundo ele, "ninguém tinha vontade de vir ao Brasil e ninguém do Brasil tinha vontade de viajar".
As declarações foram feitas durante a inauguração da sede própria da ApexBrasil, nesta segunda-feira. Na ocasião, o presidente também celebrou a abertura de 500 novos mercados internacionais entre 2023 e 2025.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado