Geral
Cancelamento de acordo Mercosul-UE seria novo recorde negativo da gestão europeia, diz imprensa
Pedido da França para adiar assinatura do tratado pode comprometer não só o acordo, mas também a credibilidade da União Europeia, segundo o Financial Times.
O recente pedido do governo francês para adiar a assinatura do acordo Mercosul-União Europeia, marcada para 20 de dezembro, coloca em risco não apenas o tratado, mas também a imagem do bloco europeu, segundo o jornal Financial Times.
A publicação destaca que a falta de consenso entre os países da UE após 25 anos de negociações representaria um novo recorde negativo na condução política europeia.
Se o acordo não for assinado nesta semana, isso poderá significar seu fim definitivo. Segundo diplomatas ouvidos pelo jornal, caso os europeus continuem impondo restrições aos latino-americanos, a assinatura jamais ocorrerá, e tanto a “aspiração por livre-comércio” da UE quanto o próprio bloco passarão a ser vistos como uma piada.
As discussões acontecem em meio a protestos de agricultores europeus, que temem a concorrência dos produtores do Brasil e de outros países do Mercosul diante da possível redução de barreiras protecionistas.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado