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Número de clientes sem energia volta a subir em São Paulo

Após ciclone e chuvas intensas, 55 mil consumidores ainda enfrentam falta de energia na capital e região metropolitana.

15/12/2025
Número de clientes sem energia volta a subir em São Paulo
Número de clientes sem energia aumenta em São Paulo após ciclone e chuvas intensas, afetando capital e região metropolitana.

Subiu ao longo da manhã desta segunda-feira (15) a quantidade de consumidores sem energia em São Paulo. No início do dia, cerca de 27 mil clientes estavam sem fornecimento, número que subiu para 55 mil até o momento desta publicação.

A cidade de São Paulo, que concentra o maior número de clientes, é a mais afetada: quase 39 mil consumidores permanecem sem energia.

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Outras cidades da Grande São Paulo também continuam sendo afetadas. Em Itapevi, dos 98 mil consumidores, 893 permanecem sem energia elétrica, o que representa quase 1% do total.

No total, nesta manhã, 0,64% dos clientes da concessionária estão sem fornecimento de energia.

A Enel informou, em comunicado divulgado pela manhã, que havia restabelecido o padrão de normalidade de sua operação. A empresa destacou que suas equipes de reparo seguem trabalhando para restabelecer o serviço para todos os consumidores afetados.

Em contato com a Agência Brasil, a concessionária explicou que há variação normal ao longo do dia no número de clientes sem energia.

“Enquanto equipes restabelecem o fornecimento em alguns pontos, novas ocorrências podem ser registradas em outros trechos da rede, seja por fatores climáticos, objetos arremessados sobre a rede ou manobras técnicas necessárias para a execução dos reparos”.

Na última quarta (10) e quinta-feira (11), São Paulo e sua região metropolitana foram atingidas por um ciclone extratropical, com ventos que chegaram a 98 km/h em algumas áreas. Mais de 330 árvores caíram, interrompendo o fornecimento de energia em diversos pontos.

No auge do problema, mais de 2,2 milhões de clientes ficaram sem energia elétrica.

No sábado (13), a Justiça determinou que a Enel restabelecesse o serviço em até 12 horas, sob pena de multa de R$ 200 mil por hora de descumprimento. Também no sábado, a concessionária afirmou que a situação estaria normalizada até domingo.

Ontem, o Ministério de Minas e Energia se manifestou sobre o problema de fornecimento em São Paulo. O órgão informou que a Enel pode perder a concessão caso não cumpra integralmente os índices de qualidade e as obrigações contratuais previstas.

“O governo do Brasil não tolerará falhas reiteradas, interrupções prolongadas ou qualquer desrespeito à população, especialmente em um serviço essencial como o fornecimento de energia elétrica”, declarou a pasta.