Geral
Receita Federal amplia lista de benefícios tributários que devem ser declarados
Agora, 173 benefícios precisam ser informados na Dirbi; maioria das novidades envolve PIS/Pasep e Cofins
A Receita Federal ampliou para 173 o número de benefícios tributários que devem ser informados na Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi). A mudança foi oficializada por meio de instrução normativa publicada nesta segunda-feira, 15. Com a atualização, 85 novos benefícios passam a integrar a lista de declarações obrigatórias.
Segundo o órgão, a medida visa aprimorar o controle, a transparência e a gestão dos benefícios fiscais e regimes especiais de tributação, em consonância com a legislação vigente. “Essas informações são fundamentais para aprimorar a gestão das políticas públicas e o acompanhamento do gasto tributário”, destacou a Receita em nota oficial.
A Receita Federal informou ainda que a maior parte dos benefícios adicionados está relacionada ao PIS/Pasep e à Cofins, tributos de grande relevância para empresas e contribuintes.
A nova instrução normativa também atualiza regras em razão da perda de validade da Medida Provisória que estabelecia condições para compensação de créditos relativos a tributos administrados pelo órgão.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado