Geral

Maceió oferece protetor solar gratuito para pessoas com albinismo

Atualmente, cerca de 25 pessoas com albinismo estão cadastradas no serviço e recebem acompanhamento contínuo

15/12/2025
Maceió oferece protetor solar gratuito para pessoas com albinismo
Entrega de protetor solar gratuito reforça cuidados com pessoas com albinismo em Maceió. - Foto: Reprodução internet

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) mantém a oferta gratuita de protetor solar para pessoas com albinismo, reforçando as ações de prevenção e cuidado com a saúde da pele, especialmente durante os períodos de altas temperaturas. A iniciativa visa reduzir os riscos de lesões cutâneas e câncer de pele, condições às quais esse público está mais vulnerável devido à característica genética da condição.

O acesso ao benefício é realizado por meio da Coordenação Geral de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (CGASPD). Normalmente, os usuários são identificados e encaminhados pela Atenção Primária. Após o primeiro atendimento, passam por avaliação com dermatologista e, em seguida, realizam cadastro na coordenação para receber o produto.

Para efetuar o cadastro, é necessário apresentar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e, quando disponível, laudo médico que comprove o diagnóstico de albinismo. Nos casos em que o usuário ainda não possui o laudo, a SMS realiza o encaminhamento para avaliação com a dermatologista de referência do município. Após confirmação do diagnóstico, o cadastro é finalizado e o usuário passa a receber o protetor solar regularmente.

Segundo Pamela Mascarenhas, coordenadora do CGASPD, a dispensação do produto é garantida por uma lei municipal em vigor desde 2012, que determina o fornecimento do protetor solar pelo município. “Cada pessoa cadastrada recebe seis unidades do produto por mês. Além disso, em períodos específicos, a SMS também consegue distribuir itens de proteção complementar, como camisas com proteção UV e chapéus, por meio de processos de compra pública”, informa.

Atualmente, cerca de 25 pessoas com albinismo estão cadastradas no serviço e recebem acompanhamento contínuo. A entrega do protetor solar é realizada de forma centralizada na CGASPD, localizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro de Maceió.

“Além da dispensação do protetor, a rede municipal também assegura acompanhamento dermatológico, orientação sobre o uso correto do produto e acesso à reabilitação visual nos Centros Especializados de Reabilitação. A SMS promove ainda ações educativas, reuniões e eventos, especialmente no mês de junho, quando é celebrado o Dia Nacional da Pessoa com Albinismo”, destaca Pamela Mascarenhas.

Com a chegada do verão, a Secretaria reforça a importância da proteção solar diária e da aplicação correta do produto, além do uso de barreiras físicas, como roupas adequadas e chapéus. O serviço segue com cadastro aberto para novas pessoas com albinismo que ainda não conhecem a iniciativa, garantindo acolhimento, avaliação médica e acesso integral ao cuidado.