Geral

Funcionários da Petrobras iniciam greve por tempo indeterminado

Categoria rejeita proposta de reajuste salarial e paralisa atividades em todo o país, mantendo apenas equipes mínimas.

15/12/2025
Funcionários da Petrobras iniciam greve por tempo indeterminado
Funcionários da Petrobras cruzam os braços em greve nacional por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (15). - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Funcionários da Petrobras de todo o Brasil iniciaram, nesta segunda-feira (15), uma greve nacional por tempo indeterminado. A paralisação acontece após a rejeição da proposta apresentada pela empresa para o novo Acordo Coletivo de Trabalho.

O movimento envolve sindicatos ligados à Federação Única dos Petroleiros e à Federação Nacional dos Petroleiros, que representam mais de 75 mil trabalhadores em todo o país. Entre as principais reivindicações estão a recomposição das perdas salariais, a retomada de direitos, o pagamento de dívidas com a Petros (fundo de pensão dos funcionários) e melhorias nas condições de trabalho. A categoria também critica o reajuste salarial de 5,66% proposto pela Petrobras.

Unidades administrativas, plataformas e refinarias foram afetadas pela greve, mas seguem operando com equipes mínimas para garantir a segurança e a continuidade dos serviços essenciais.

Por Sputnik Brasil