Geral
Homem que desarmou atirador em Sidney recebe elogios e doação milionária
Ahmed al Ahmed é celebrado por autoridades e pela sociedade após ato heroico durante ataque na Austrália.
Ahmed al Ahmed, de 42 anos, identificado como o homem que desarmou um dos atiradores durante o ataque em Sidney (Austrália) no último domingo, 14, vem recebendo reconhecimento público por sua atitude. Enquanto autoridades políticas manifestaram agradecimentos, a comunidade civil organizou uma campanha de arrecadação de doações em sua homenagem.
Considerado herói, Ahmed é o foco de uma iniciativa que busca apoiá-lo após o ataque. "Esta campanha foi criada para demonstrar nossa gratidão e apoio a alguém que demonstrou uma coragem extraordinária quando mais precisamos", afirma a descrição do GoFundMe.
A mobilização já reúne mais de 19 mil doações e ultrapassa US$ 1 milhão arrecadados. A maior contribuição individual, cerca de US$ 66 mil, foi feita pelo bilionário Bill Ackman.
Durante a ação para conter o atirador, Ahmed foi atingido por disparos, precisou ser internado e passou por cirurgia. O governador de Nova Gales do Sul, Chris Minns, visitou Ahmed no hospital nesta segunda-feira, 15.
Em publicação no Facebook, Minns compartilhou uma foto ao lado de Ahmed e destacou: "Sem dúvida, mais vidas teriam sido perdidas se não fosse pela coragem altruísta de Ahmed. Obrigado".
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também elogiou a ação durante discurso na Casa Branca. "Foi uma pessoa de enorme coragem. Ele enfrentou um dos atiradores de frente e salvou muitas vidas", declarou.
O ataque deixou 15 mortos e ocorreu durante celebração do Hanukkah, evento da comunidade judaica. Centenas de pessoas participavam do encontro quando os disparos começaram, e ao menos 42 ficaram feridas.
O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, classificou o episódio como um ato de "terrorismo" e de "antissemitismo perverso".
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado