Geral
Iluminação de Natal impulsiona economia e fortalece ambulantes de Maceió
Semsc destaca como as festividades natalinas ampliam oportunidades, atraem turistas e valorizam o trabalho dos ambulantes
Com o fim de ano, a orla de Maceió ganha ainda mais destaque, não apenas por suas belezas naturais, mas também pela atmosfera natalina proporcionada pelas luzes, cores e elementos decorativos instalados pela Prefeitura. O cenário encanta moradores e turistas, impulsionando a economia local e fortalecendo o trabalho dos ambulantes.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), o impacto das festividades tem sido amplamente positivo para trabalhadores e comerciantes. O secretário Eduardo Marinho ressalta que a organização promovida pela pasta, em apoio aos ambulantes regularizados, cria um ambiente seguro, acolhedor e propício ao crescimento econômico.
“O Natal traz mais movimento, mais encontros e mais vida para a cidade. E quando a cidade cresce, nossos ambulantes crescem junto. A iluminação da Prefeitura atrai mais visitantes e amplia a oportunidade de renda para quem vive do comércio. Estamos trabalhando para garantir que esse movimento seja seguro, organizado e positivo para todos”, afirma Marinho.
A presença de turistas tem impulsionado ainda mais o desenvolvimento econômico. Muitos visitantes são atraídos pela beleza da orla iluminada e acabam explorando a diversidade de sabores, produtos e serviços oferecidos pelos ambulantes locais.
Entre os turistas está Elaine do Nascimento, empresária de Goiânia, que se encantou com a atmosfera natalina de Maceió. “A cidade está realmente linda, maravilhosa, as pessoas são muito receptivas, a gastronomia é deliciosa e com preços acessíveis. A decoração da orla me surpreendeu bastante. A árvore de Natal ficou perfeita, a iluminação está belíssima. Estou tirando muitas fotos e quero voltar trazendo ainda mais pessoas”, relatou.
Rogério Sobral, esposo de Elaine, também destacou a beleza e a organização do espaço público: “Gostei muito da estrutura de Natal, está tudo muito bonito. As praias da Ponta Verde estão organizadas, a comida é ótima. Até agora estou gostando de tudo, tudo mesmo.”
Para os ambulantes, que dependem do movimento das ruas para garantir o sustento, o aumento no fluxo de visitantes traz esperança e reforça a importância de ações voltadas para a categoria.
Gisele Karoline, que há oito anos trabalha com locação de cadeiras, guarda-sóis e venda de petiscos e bebidas na orla, já percebe os efeitos positivos da movimentação natalina. “Durante o período de Natal, tudo muda por causa da alta temporada, com muitos turistas e visitantes. O movimento cresce e isso acaba refletindo também no nosso trabalho”, afirma.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado