Geral

Produtores de farinha de mandioca de Sergipe conquistam mercado na Itália

Missão brasileira no Vêneto negocia exportação do produto e amplia a inserção internacional de cooperativas apoiadas pelas Rotas de Integração Nacional

Assessoria de Comunicação Social do MIDR 15/12/2025
Produtores de farinha de mandioca de Sergipe conquistam mercado na Itália
Política de desenvolvimento regional do MIDR abre mercado europeu para agricultura familiar - Foto: Jr Rosa/MIDR

Pieve di Soligo (Itália) - A negociação de um contrato para a exportação de 140 toneladas de farinha de mandioca produzida por uma cooperativa do Nordeste para o mercado italiano. Esse foi o resultado alcançado, neste domingo (14), durante o primeiro dia da missão técnica internacional do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) na Itália. A iniciativa representa um passo importante para a entrada de produtos da agricultura familiar brasileira na Europa, reforçando a missão do Programa Rotas de Integração Nacional de ampliar a competitividade e a geração de renda em regiões prioritárias para o desenvolvimento.

A negociação, com foco na Rota da Mandioca, foi realizada com uma importadora alimentícia em Pieve di Soligo, na região do Vêneto. Para o Coordenador de Sistemas Produtivos e Inovadores da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), Samuel de Castro, a compra demonstra o impacto direto da política pública de desenvolvimento regional para a inclusão produtiva e a geração de emprego e renda para produtores cooperados. “O MIDR vai apoiar essa política pública, em prol da agricultura familiar, para agregar valor ao produto brasileiro, inclusive com a vigilância sanitária, doação de equipamentos e infraestrutura, para que possamos produzir um produto de qualidade e atender às exigências internacionais, como é o caso da Itália”, destacou.

Para os produtores das cooperativas associadas à Rota da Mandioca, a entrada no mercado europeu representa a materialização do potencial do trabalho local. O presidente da Carpil (Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios), Luciano Monteiro da Silva, expressou a relevância do momento. “Nasce lá no Nordeste a esperança para os nossos produtores da Rota da Mandioca. Aqui, na Itália, na terra das massas, a farinha de mandioca feita em Sergipe, pela Cooperativa dos Produtores de Farinha de Mandioca do Município de Campo de Brito (Coofama), vai transformar o trabalho dos nossos produtores e o sonho das nossas famílias em renda”, ressaltou.

A missão internacional para integração produtiva é articulada em conjunto com a União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes ). O presidente da Unicafes Brasil, Aparecido Alves de Souza, enfatizou o papel da cooperativa como parceira estratégica do MIDR na articulação comercial. “A Unicafes está como aliada do MIDR, apresentando as cooperativas da agricultura familiar para articular possibilidades de mercados na Itália. Temos a missão de internacionalizar os produtos da agricultura familiar por meio da construção de parcerias”, afirmou.

Missão internacional

A missão técnica internacional do MIDR segue com o objetivo de fortalecer o protagonismo territorial, estimular conexões voltadas à inovação e garantir a inserção de empreendimentos comunitários no mercado global. Na semana passada, o grupo participou, da Food Africa 2025, no Cairo, Egito, principal feira de alimentos e bebidas do Norte da África e do Oriente Médio. A missão brasileira também promoveu a agenda de intercâmbio técnico com instituições egípcias, em temas como agricultura irrigada, segurança alimentar, certificações e modelos de desenvolvimento regional.