Geral
Sentimento de fabricantes japoneses melhora e reforça expectativa de alta dos juros pelo BoJ
Pesquisa Tankan indica otimismo entre grandes indústrias do Japão, impulsionando projeções de aperto monetário ainda este ano.
O sentimento das grandes indústrias japonesas apresentou melhora pelo terceiro trimestre consecutivo, conforme indica a pesquisa Tankan, do Banco do Japão (BoJ). O resultado reforça as expectativas de que a instituição poderá retomar em breve a elevação das taxas de juros.
Segundo o levantamento divulgado nesta segunda-feira (horário local), o principal índice que mede o otimismo entre as principais empresas manufatureiras marcou 15 pontos, acima dos 14 registrados em setembro e em linha com as previsões de economistas consultados pela provedora de dados Quick.
O indicador reflete a diferença entre a porcentagem de empresas que consideram as condições de negócios favoráveis e aquelas que as veem como desfavoráveis.
O otimismo foi impulsionado pela redução das incertezas tarifárias após o acordo comercial entre Tóquio e Washington, o que contribuiu para melhores perspectivas de lucro e planos de investimento.
Com o resultado positivo, cresce a percepção de que o BoJ poderá anunciar um aperto monetário já na reunião que se encerra nesta sexta-feira.
Projeções para juros
Os mercados praticamente já precificam uma alta da taxa de juros em dezembro, após o presidente do BoJ, Kazuo Ueda, sinalizar que a instituição avaliará cuidadosamente os prós e contras de uma elevação na próxima reunião. Outros indicadores econômicos também apontam que a relação entre inflação e salários favorece um cenário de aperto monetário.
Ainda que as preocupações comerciais tenham diminuído, as empresas japonesas seguem enfrentando tarifas mais altas do que em 2024. O BoJ monitora de perto o impacto da política comercial dos EUA sobre os investimentos corporativos para avaliar a saúde do setor.
Os dados divulgados também mostram que as grandes empresas japonesas planejam aumentar os investimentos em 12,6% no ano fiscal que termina em março de 2026, ligeiramente acima da expansão de 12,5% prevista na pesquisa anterior.
Fonte: Dow Jones Newswires.
Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado