Geral

Bolsonaro faz ultrassom e médicos recomendam cirurgia, diz advogado

Ex-presidente foi submetido a exames na cela da PF em Brasília; laudo indica duas hérnias inguinais e necessidade de cirurgia.

14/12/2025
Bolsonaro faz ultrassom e médicos recomendam cirurgia, diz advogado
Ex-presidente Jair Bolsonaro realiza ultrassom na cela da PF e médicos recomendam cirurgia de hérnias. - Foto: © AP Photo / Eraldo Peres

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi diagnosticado com duas hérnias inguinais após realizar exames de ultrassonografia neste domingo (14), conforme informou sua defesa.

"Os exames identificaram duas hérnias inguinais, e os médicos recomendaram que ele seja submetido a um procedimento cirúrgico, a única forma de tratamento definitivo para o quadro", declarou o advogado João Henrique de Freitas em suas redes sociais.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou no sábado (13) a entrada de um médico com aparelho de ultrassom portátil na cela onde Bolsonaro cumpre pena, na sede da Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília.

Segundo Moraes, Bolsonaro já havia passado por exames antes de ser preso, em 22 de novembro, e não houve indicação de necessidade de cirurgia de urgência naquele momento. O ministro também ressaltou que o ex-presidente recebe acompanhamento médico em tempo integral.

Após o trânsito em julgado do processo que condenou Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, o STF determinou sua prisão em 25 de novembro.

Bolsonaro deixou a prisão domiciliar em 22 de novembro e foi transferido para a Superintendência da PF em Brasília, devido a risco de fuga e violação da tornozeleira eletrônica. A Justiça também determinou o início do cumprimento da pena para outros envolvidos no núcleo central da tentativa de golpe após as eleições de 2022.

Por Sputinik Brasil