Geral

José Antonio Kast é eleito presidente do Chile e marca retorno da direita ao poder

Com vitória expressiva sobre Jeannette Jara, Kast promete governo de emergência para enfrentar criminalidade e instabilidade.

14/12/2025
José Antonio Kast é eleito presidente do Chile e marca retorno da direita ao poder
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Com quase 100% das urnas apuradas, o candidato de extrema-direita José Antonio Kast foi eleito presidente do Chile, obtendo 58,18% dos votos, segundo a imprensa local. Ele superou a candidata governista de esquerda, a comunista Jeannette Jara, que alcançou 41,82%.

Líder do Partido Republicano e figura central da extrema-direita latino-americana, Kast era o favorito nas pesquisas e prometeu um "governo de emergência" para combater o crime organizado. Jeannette Jara, por sua vez, defendia a continuidade das políticas do governo anterior, liderado pelo esquerdista Gabriel Boric, no qual atuou como Ministra do Trabalho.

Ao reconhecer a derrota, Jara destacou a escolha dos eleitores por mudanças, refletindo o clima de insatisfação diante do aumento da criminalidade e da imigração no país.

Advogado de 59 anos, Kast assumirá a presidência do Chile de 11 de março de 2026 a 11 de março de 2030, com o desafio de estabilizar o país após anos marcados por instabilidade social, pandemia, tentativas frustradas de reformar a Constituição e, principalmente, o avanço da insegurança.

Cerca de 15,7 milhões de eleitores estavam aptos a votar neste segundo turno, que representou uma guinada à direita, a primeira desde o retorno da democracia após a ditadura militar de Augusto Pinochet (1973-1990).

O voto foi obrigatório e penalidades serão aplicadas aos que não compareceram às urnas.

Fonte: Associated Press

Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.