Geral
Voo da JetBlue evita colisão com avião-tanque da Força Aérea dos EUA
Aeronave comercial interrompe subida após cruzamento de rota com avião militar sem transponder ligado, próximo ao Caribe.
Um voo da JetBlue proveniente de Curaçao precisou interromper sua subida na última sexta-feira para evitar uma colisão em pleno ar com um avião-tanque da Força Aérea dos Estados Unidos. O piloto da companhia aérea responsabilizou a aeronave militar por ter cruzado sua rota de voo.
"Quase tivemos uma colisão em pleno ar aqui", relatou o piloto da JetBlue, conforme gravação da conversa com o controle de tráfego aéreo. "Eles passaram diretamente em nossa rota de voo... Eles não estão com o transponder ligado, é um absurdo."
O incidente envolveu o voo 1112 da JetBlue, que partiu de Curaçao, ilha próxima à costa da Venezuela, com destino ao aeroporto JFK, em Nova York.
O episódio ocorre em um contexto de intensificação das operações dos militares norte-americanos no Caribe, tanto no combate ao narcotráfico quanto para aumentar a pressão sobre o governo venezuelano.
"Reportamos este incidente às autoridades federais e participaremos de qualquer investigação", afirmou neste domingo Derek Dombrowski, porta-voz da JetBlue.
A Força Aérea dos EUA foi procurada, mas não respondeu aos questionamentos até o momento.
Fonte: Associated Press
Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado