Geral

Mutirão de limpeza mobiliza comunidade na Praia de Ipioca

Ação do Projeto Praia Limpa reúne Alurb, coletivos e moradores para preservar o bioma local

14/12/2025
Mutirão de limpeza mobiliza comunidade na Praia de Ipioca
Voluntários participam de mutirão de limpeza na Praia de Ipioca, promovendo a preservação ambiental. - Foto: Tháchyna Lorena (estagiária)/Ascom Alurb

Na última sexta-feira (12), a Praia de Ipioca foi palco de um importante mutirão de limpeza, promovido pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb). A iniciativa, parte do Projeto Praia Limpa, contou com a participação ativa da comunidade, incluindo alunos da rede municipal, além dos coletivos Um de Nós Maceió e Portal Litoral Alagoas, ambos engajados na preservação ambiental da região.

Durante a ação, voluntários percorreram a faixa de areia e o mangue, onde recolheram bitucas de cigarro, tampas e garrafas PET, hastes de cotonete, embalagens plásticas e garrafas de vidro – resíduos que representam riscos tanto para catadores quanto para frequentadores da praia.

Antes do início dos trabalhos, voluntários e servidores da Alurb realizaram alongamento e se equiparam com sacolas para facilitar o recolhimento do lixo.

João Lucas, de 10 anos, aluno da Escola Municipal Marechal Floriano Peixoto, destacou a importância do mutirão: "Tiramos o lixo para deixar o meio ambiente melhor, mais limpo. Meus amigos e eu participamos para tirar a sujeira e ajudar. Achamos sacolas, canudos, plástico, alumínio e também tirei cordas", contou.

Moradora de Ipioca, Wilma dos Santos participou da ação com a família e celebrou a iniciativa: "É fundamental preservar o mangue, pois muitas pessoas vêm se divertir e acabam deixando lixo. Manter a praia e o mangue limpos é importante para todos, inclusive para os seres vivos que habitam o local", afirmou.

A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, lamentou a quantidade de resíduos encontrados: “Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que não respeitam e preservam a natureza. Encontramos muito material reciclável, que poderia ter um destino sustentável. Além disso, as bitucas de cigarro podem ser ingeridas por animais marinhos e causar sérios danos”, alertou.

Além do mutirão, a Alurb instalou lixeiras em pontos estratégicos da praia, incentivando o descarte correto dos resíduos. Todo o material coletado foi encaminhado ao aterro sanitário, enquanto os recicláveis foram separados e destinados a cooperativas especializadas.

A ação contou ainda com o apoio dos jovens aprendizes das empresas Viambiental e Naturalle, responsáveis pela coleta domiciliar em Maceió, e com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed).