Geral
XVI Fórum e-Multi Maceió reforça práticas inovadoras na Atenção Primária
Evento reúne profissionais e apresenta experiências que fortalecem a Atenção Primária à Saúde em Maceió
A Secretaria de Saúde de Maceió realizou, nesta sexta-feira (12), no Centro Universitário Mário Juca (UMJ), no Barro Duro, o XVI Fórum e-Multi Maceió. O evento consolidou-se como um espaço fundamental para o diálogo, o aprendizado e o fortalecimento das práticas desenvolvidas pelas equipes eMulti na Atenção Primária à Saúde (APS).
Com o tema “Apoio matricial da eMulti: do conceito à prática – Experiências que transformam o cuidado na Atenção Primária à Saúde”, o fórum destacou o papel estratégico do Apoio Matricial como ferramenta essencial para qualificar a APS. A proposta é promover a integração entre diferentes núcleos de saberes, a corresponsabilização no cuidado e ampliar a capacidade de resolução dos serviços.
Durante a programação, profissionais, gestores, parceiros, residentes e estudantes da área da saúde participaram de palestras e apresentações de experiências exitosas das oito equipes eMulti do município. Os trabalhos evidenciaram a diversidade e a potência das ações realizadas nos territórios, abordando temas como garantia de acesso por meio do PEC/e-SUS, relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, grupos terapêuticos em saúde mental para idosos, cessação do tabagismo, práticas corporais e qualidade de vida, saúde mental e valorização da vida, além dos desafios e potencialidades do apoio matricial e a atuação de jovens multiplicadores conectando saberes.
“Além da troca de experiências, o Fórum também foi marcado por um momento especial de reconhecimento, com a entrega de certificados de valorização a todas as equipes eMulti, reforçando a importância do trabalho desenvolvido cotidianamente nos territórios e estimulando práticas inovadoras”, destacou Kelly Luz, responsável técnica pelas equipes eMulti.
O evento priorizou uma abordagem dialógica, com mesa de abertura, apresentação de experiências exitosas, palestras e oficinas, promovendo a construção coletiva do conhecimento e a educação permanente em saúde.
O XVI Fórum e-Multi Maceió reafirma, assim, a força do trabalho colaborativo e interdisciplinar como caminho para transformar práticas e fortalecer a Atenção Primária à Saúde.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado