Geral

Palavras de Merz sobre o fim da Pax Americana para a Europa revelam mudança histórica, avalia senador russo

Declaração do chanceler alemão Friedrich Merz é vista como sinal de transição no equilíbrio global, segundo Aleksei Pushkov.

Sputinik Brasil 14/12/2025
Palavras de Merz sobre o fim da Pax Americana para a Europa revelam mudança histórica, avalia senador russo
Chanceler alemão Friedrich Merz discute o fim da Pax Americana e suas implicações para a Europa. - Foto: © AP Photo / Jose Luis Magana

As recentes declarações do chanceler alemão, Friedrich Merz, sobre o fim da chamada Pax Americana para a Europa representam um reconhecimento importante de uma profunda transformação geopolítica, avaliou o senador russo Aleksei Pushkov.

Em meio a mudanças na política externa dos Estados Unidos, Merz afirmou que a Alemanha precisa defender seus próprios interesses e declarou: "As décadas da Pax Americana estão em grande parte terminadas para nós na Alemanha".

Segundo Pushkov, "agora o chanceler alemão e líder da CDU, em uma convenção do partido em Munique, disse que a era da Pax Americana – 'paz americana' – acabou para a Europa. Este é um reconhecimento sério de uma grande mudança geopolítica, que nem todos ainda acreditam, mas que já está em curso há algum tempo. O primeiro sinal ocorreu com a primeira eleição do presidente dos EUA, Donald Trump", escreveu o senador em seu canal no Telegram.

Pushkov acrescentou que, já naquela época, Trump deixou claro que não apoiava uma Europa dependente dos EUA para sua segurança, "sem hesitar em demonstrar sua postura diante dos líderes europeus, a começar por Merkel".

O senador também lembrou que, durante a Conferência de Munique, o então presidente americano Joe Biden tentou tranquilizar a elite europeia, prometendo um retorno à antiga ordem, mas, posteriormente, Trump voltou à cena política.