Geral
Vigilância Sanitária reforça orientações sobre segurança alimentar no verão
Altas temperaturas aumentam riscos de contaminação e exigem atenção redobrada de consumidores e comerciantes
Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) reforça a importância dos cuidados na manipulação, armazenamento e consumo de alimentos. O calor favorece a proliferação de bactérias e outros microrganismos, elevando o risco de intoxicações alimentares, especialmente em alimentos comercializados na rua.
Para intensificar a prevenção, a Visa iniciou mais uma edição do projeto De Olho Vivo no Verão, que prevê fiscalizações e ações educativas com distribuição de panfletos para empresários, ambulantes e consumidores, visando garantir o cumprimento das normas de segurança alimentar.
"É fundamental que empresários do setor alimentício ofereçam produtos de qualidade. Consumidores devem observar a higienização do local, o armazenamento e a refrigeração dos alimentos, além do uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos funcionários", orienta Airton Santos, chefe especial da Visa.
Segundo Santos, o papel da Vigilância Sanitária é orientar e fiscalizar os estabelecimentos para assegurar a oferta de alimentos seguros à população. "Nosso objetivo não é punir, mas orientar e cobrar a qualidade, prevenindo riscos e promovendo um verão mais seguro e saudável para todos", destaca.
De Olho Vivo no Verão
O projeto "De Olho Vivo no Verão" busca garantir a segurança alimentar de moradores e turistas durante a alta temporada, com ênfase na fiscalização educativa e orientação de ambulantes e estabelecimentos sobre higiene, armazenamento e manipulação de alimentos, especialmente perecíveis. As ações se concentram na orla e em pontos turísticos para evitar riscos à saúde.
Durante o verão, as fiscalizações ocorrerão diariamente na orla marítima e em diversas regiões da parte baixa e alta da cidade.
Como denunciar irregularidades
Ao identificar irregularidades em estabelecimentos que possam colocar a saúde da população em risco, a denúncia pode ser feita à Visa de Maceió pelo telefone (82) 3312-5496, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, disponível 24 horas, todos os dias. As denúncias são anônimas e o sigilo do denunciante é garantido.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado