Geral

ELN anuncia toque de recolher em protesto contra ações dos EUA na América Latina

Grupo colombiano decreta pausa armada de 72 horas e critica suposta intervenção imperialista norte-americana

Sputinik Brasil 13/12/2025
ELN anuncia toque de recolher em protesto contra ações dos EUA na América Latina
Membros do ELN anunciam toque de recolher em resposta a ações dos EUA na América Latina. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O Exército de Libertação Nacional (ELN) da Colômbia anunciou uma pausa armada de 72 horas em protesto contra o que classifica como "ameaças de intervenção imperialista" dos Estados Unidos na Colômbia e em toda a América Latina.

De acordo com comunicado divulgado pelo grupo, o toque de recolher terá início em 14 de dezembro, às 6h (8h no horário de Brasília), e se estenderá até 17 de dezembro, no mesmo horário.

O ELN defende que decisões sobre o futuro colombiano sejam tomadas internamente, criticando a influência estrangeira e a atuação da oligarquia local. Segundo o grupo, a ingerência norte-americana busca intensificar a exploração dos recursos naturais e das riquezas nacionais, objetivo ao qual o ELN afirma que continuará se opondo.

Como parte do toque de recolher, o ELN orientou a população a evitar estradas e rios navegáveis, mas garantiu que respeitará os civis e seus bens durante o período.