Geral

Plano de paz do Ocidente precisa incluir Moscou, afirma Kremlin

Assessor do presidente russo ressalta que negociações sobre o conflito na Ucrânia só avançarão com participação da Rússia.

12/12/2025
Plano de paz do Ocidente precisa incluir Moscou, afirma Kremlin
Assessor russo reforça necessidade de Moscou nas negociações de paz sobre o conflito na Ucrânia. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O assessor do presidente russo, Yuri Ushakov, afirmou que o líder ucraniano, Vladimir Zelensky, pode estar considerando as eleições na Ucrânia como uma estratégia para alcançar um cessar-fogo temporário.

"Cedo ou tarde, os contatos ativos com os EUA serão retomados, porque o que os norte-americanos estão agora coordenando com os europeus, com os ucranianos, no final das contas deve ser mostrado a nós", destacou Ushakov.

Segundo o assessor, a Rússia ainda não recebeu a versão atualizada do plano de paz proposto pelos Estados Unidos e pode discordar de vários pontos quando o documento for apresentado.

O Kremlin também reiterou que "todo o Donbass é russo", ao comentar a proposta de Zelensky de realizar um referendo sobre questões territoriais.

Por Sputnik Brasil