Geral
Maduro detalha conversa telefônica com Putin sobre parcerias estratégicas
Presidente venezuelano relata apoio russo à soberania do país e anuncia novos acordos bilaterais
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, revelou nesta quinta-feira (11) os principais temas abordados em conversa telefônica com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Segundo Maduro, Putin manifestou apoio irrestrito ao governo venezuelano e à população do país. "[Putin] me disse, entre muitas outras coisas: 'Quero expressar minha admiração pela coragem do povo venezuelano diante das circunstâncias que tiveram que suportar. Quero que saiba que apoiamos incondicionalmente o processo venezuelano, presidente Maduro, e seus esforços para defender sua soberania nacional e a paz em toda a região sul-americana'", relatou o presidente venezuelano durante um evento público.
Maduro informou ainda que, ao final de novembro, Moscou e Caracas assinaram 19 documentos que estabelecem novos projetos conjuntos. "Reafirmamos o compromisso de realizar a reunião da Comissão Intergovernamental de Alto Nível de 2026 em Caracas, Venezuela, para comemorar o 20º aniversário do evento", acrescentou.
Mais cedo, o Kremlin havia divulgado nota sobre a conversa, destacando que o diálogo concentrou-se no Acordo de Parceria Estratégica entre os dois países.
"Os chefes de Estado trocaram opiniões sobre o desenvolvimento das relações amistosas entre a Rússia e a Venezuela, em conformidade com o Acordo de Parceria Estratégica e Cooperação que entrou em vigor em novembro deste ano", informou o governo russo.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado