Geral
Brasil cria versão 100% nacional de terapia celular CAR-T contra o câncer
Pela primeira vez, tecnologia de ponta no tratamento do câncer é desenvolvida e aplicada integralmente no país, com resultados promissores.
O Brasil alcançou um marco inédito na oncologia: pela primeira vez, uma terapia celular CAR-T desenvolvida, produzida e aplicada integralmente no país foi utilizada em pacientes. O ensaio clínico, batizado de CARTHIAE, foi conduzido pelo Hospital Israelense Albert Einstein, com financiamento do Ministério da Saúde e aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Trata-se do primeiro estudo de fase I de CAR-T realizado dentro de um hospital brasileiro.
Os resultados do estudo são expressivos: 81% dos pacientes apresentaram resposta ao tratamento e 72% atingiram remissão completa. A pesquisa envolveu pacientes com linfomas, leucemias e outras neoplasias de células B refratárias a todos os tratamentos disponíveis.
A terapia CAR-T é uma imunoterapia personalizada. Nela, células T do próprio paciente são coletadas, reprogramadas geneticamente para reconhecer e atacar as células tumorais e, em seguida, reinfundidas no organismo para combater o câncer.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado