Geral

Fronteira amazônica: Brasil tem protocolo para eventual conflito entre EUA e Venezuela, diz analista

Especialistas apontam que o Brasil já possui planos para lidar com possível crise migratória em caso de escalada de conflito entre Estados Unidos e Venezuela.

11/12/2025
Fronteira amazônica: Brasil tem protocolo para eventual conflito entre EUA e Venezuela, diz analista
Militares brasileiros monitoram fronteira amazônica diante de possíveis tensões entre EUA e Venezuela. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O Brasil, acostumado a enfrentar desafios em suas fronteiras, pode ter de lidar com uma nova crise migratória caso um eventual conflito entre Estados Unidos e Venezuela se concretize. Segundo analistas ouvidos pela Sputnik Brasil, o país já dispõe de protocolos e experiência para acolher migrantes em situações emergenciais.

"Como as crises humanitárias impactam os países vizinhos depende da forma como os Estados veem essas pessoas. Isso está relacionado à securitização e à militarização das fronteiras", explica a professora Erika Sarmiento. Ela ressalta que políticas antimigratórias mais rígidas e fronteiras fechadas aumentam os riscos para os migrantes, expondo-os ao tráfico humano e a outras formas de violência.

O internacionalista João Carlos Jarochinski destaca que países fronteiriços, como Brasil e Venezuela, sempre sofrem impactos diretos e indiretos em situações de crise. "É preciso adotar uma dinâmica de precaução em relação a possíveis impactos para evitar que a crise transborde, além de assumir compromissos com direitos humanos e ações humanitárias", afirma.

No contexto de um eventual confronto entre EUA e Venezuela, Jarochinski acredita que o Brasil já conta com planos para acolhimento de refugiados. "O Brasil já tem protocolos e parâmetros relacionados a isso, muitos deles desenvolvidos a partir de experiências anteriores, como a Operação Acolhida, iniciada em 2018", completa.

Por Sputnik Brasil