Geral

Trump assina ordem para limitar regulamentação de IA em nível estadual

Medida cria padrão nacional e busca eliminar barreiras estaduais consideradas excessivas pelo governo dos EUA.

11/12/2025
Trump assina ordem para limitar regulamentação de IA em nível estadual
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira, 11, uma ordem executiva que limita a regulamentação da inteligência artificial (IA) em nível estadual, considerada excessiva pelo republicano. A iniciativa estabelece um padrão nacional com menor ônus regulatório para as empresas do setor.

"Para vencer, as empresas de IA dos Estados Unidos devem ser livres para inovar sem regulamentações onerosas", afirma comunicado da Casa Branca. "Mas a regulamentação excessiva dos estados impede esse imperativo."

De acordo com a ordem, a existência de diferentes normas estaduais cria um mosaico de 50 regimes regulatórios, tornando a conformidade mais complexa, especialmente para startups. O texto também aponta que as leis estaduais têm exigido, cada vez mais, que entidades incorporem "viés ideológico dentro dos modelos".

Trump justificou a medida como necessária para fortalecer o desenvolvimento da tecnologia e combater regulamentações estaduais que, segundo a indústria, podem prejudicar o crescimento do setor.