Geral
STF homologa acordo que amplia participação da União no conselho da Axia Energia
Termo de conciliação mantém limite de votos, mas aumenta cadeiras da União no Conselho de Administração da antiga Eletrobras e prevê aporte bilionário em Angra 1.
O Supremo Tribunal Federal (STF) homologou nesta quinta-feira, 11, por seis votos a quatro, o Termo de Conciliação firmado entre a Axia Energia (antiga Eletrobras) e a União.
A ação, ajuizada em 2023 pela Advocacia-Geral da União (AGU), questionava a limitação do poder de voto da União a 10% após a privatização da Eletrobras. O governo buscava exercer poder proporcional à sua participação de cerca de 42% na empresa.
Em fevereiro deste ano, União e Axia apresentaram um acordo que mantém o teto de 10% para o voto da União, mas amplia de três para dez o número de cadeiras ocupadas pela União no Conselho de Administração. Além disso, a União passa a ter uma vaga no Conselho Fiscal, composto por cinco membros.
O termo também prevê um aporte de R$ 2,4 bilhões para a modernização e ampliação da Usina Nuclear de Angra 1.
Como compensação, a Axia deixa de ser obrigada a aportar recursos para a construção da usina nuclear de Angra 3.
O acordo foi negociado para encerrar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.385, sob relatoria do ministro Nunes Marques, e buscava uma solução consensual para o impasse.
Com a decisão do Plenário, a última condição suspensiva foi cumprida, tornando o acordo eficaz e com efeitos vinculantes. A homologação também extingue a ADI, acompanhada de perto pela empresa e pelo mercado desde 2023, com sucessivos comunicados e fatos relevantes divulgados ao longo do processo.
Em outubro deste ano, a Eletrobras passou a se chamar Axia Energia. Atualmente, a companhia é a maior empresa de energia renovável do Hemisfério Sul, respondendo por 17% da capacidade nacional de geração e 37% das linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN).
A Axia possui 81 usinas, sendo 47 hidrelétricas, 33 eólicas e uma solar.
Com informações da Agência Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado