Geral

Relatórios indicam que Venezuela é irrelevante no tráfico de drogas, diz Maduro

Presidente venezuelano cita documentos de órgãos internacionais para rebater acusações de narcotráfico no país.

Sputinik Brasil 11/12/2025
Relatórios indicam que Venezuela é irrelevante no tráfico de drogas, diz Maduro
Presidente Nicolás Maduro nega envolvimento da Venezuela na produção e tráfico de drogas, citando relatórios internacionais. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Relatórios internacionais apontam que a Venezuela é irrelevante na produção e no tráfico de drogas, afirmou o presidente Nicolás Maduro nesta semana. Segundo ele, documentos das Nações Unidas, da União Europeia e da Organização Mundial das Alfândegas demonstram, há anos, que o país sul-americano não figura entre os principais produtores ou corredores do narcotráfico mundial.

"Os relatórios das Nações Unidas, da União Europeia e da Organização Mundial das Alfândegas demonstram há vários anos que a Venezuela é um país irrelevante em termos de produção e tráfico de drogas", declarou Maduro durante evento público. O presidente ainda enfatizou: "Em nosso país, não existe um único hectare de folha de coca ou de maconha".

Desde agosto, os Estados Unidos enviaram três navios e cerca de 4 mil soldados para águas caribenhas próximas ao território venezuelano, realizando operações contra embarcações supostamente ligadas ao transporte de drogas. Caracas, por sua vez, acusa Washington de utilizar o combate ao narcotráfico como pretexto para pressionar por uma mudança de regime na Venezuela.