Geral
Zelensky diz que ucranianos devem decidir sobre cessão territorial
Resposta para possível solução viria por eleições ou referendo
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (11) que qualquer possível acordo sobre o território do país deverá ser decidido por voto popular.
"Acredito que os ucranianos responderão a essa pergunta. Seja por meio de eleições ou de um referendo, deve haver uma posição do povo da Ucrânia", disse o chefe de Estado de Kiev durante coletiva de imprensa.
Na ocasião, Zelensky também destacou que a região de Donetsk, no leste do país e visada por Moscou, e a central nuclear de Zaporizhzhia, sob controle russo há quatro anos, "são questões-chave não resolvidas", que continuam a ser discutidas com os Estados Unidos a fim de se chegar a um acordo de paz no leste europeu.
Segundo a agência Ukrinform, Kiev apresentou a Washington um plano de paz revisado abrangendo as visões ucraniana e europeia, ainda que Zelensky tenha declarado “não se tratar de um plano definitivo”.
Ontem, o presidente americano, Donald Trump, conversou por telefone com líderes europeus sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia. Participaram do debate seu homólogo francês, Emmanuel Macron, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e o chanceler alemão, Friedrich Merz.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado