Geral
Moscou ameaça resposta dura se Europa confiscar ativos russos
Chancelaria russa afirma que governo prepara contramedidas caso União Europeia avance sobre bens congelados após sanções.
As autoridades russas estão preparando uma resposta "dura" caso a Europa confisque os ativos congelados do país, afirmou nesta quinta-feira (11) a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.
Durante coletiva de imprensa, ao ser questionada sobre possíveis contramedidas de Moscou diante do eventual confisco dos bens russos, Zakharova foi enfática: "Severas".
"O presidente russo [Vladimir Putin] já abordou esse tema detalhadamente em coletiva realizada em 27 de novembro deste ano, após sua visita de Estado ao Quirguistão e participação na cúpula da OTSC [Organização do Tratado de Segurança Coletiva]. Reitero que nosso governo está elaborando contramedidas", acrescentou a porta-voz.
Desde o início da operação militar russa na Ucrânia, em 2022, a União Europeia e os países do G7 congelaram quase metade das reservas cambiais da Rússia, somando cerca de 300 bilhões de euros (aproximadamente R$ 1,9 trilhão). Deste montante, cerca de 200 bilhões de euros estão depositados em contas europeias, principalmente na Euroclear, instituição financeira global com sede na Bélgica.
O Kremlin já declarou que qualquer tentativa de confiscar ativos russos será considerada roubo e violação do direito internacional.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado