Geral
Shell firma contrato com Valaris para uso de sonda no projeto Orca
Acordo de US$ 300 milhões prevê início das operações em águas profundas em 2027, incluindo perfuração e descomissionamento.
A Shell Brasil, representante do Consórcio Orca ao lado da Ecopetrol (30%), TotalEnergies (20%) e da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), anunciou nesta quinta-feira, 11, a assinatura de um contrato de longo prazo com a Valaris Limited para operações em águas profundas. O valor estimado do acordo é de aproximadamente US$ 300 milhões.
A sonda de perfuração VALARIS DS-8 será empregada principalmente no projeto Orca (anteriormente denominado Gato do Mato), com início das atividades previsto para 2027.
Além do projeto Orca, o contrato abrange operações de intervenção submarina no Parque das Conchas (BC-10) e descomissionamento em Bijupirá e Salema, outros ativos operados pela Shell. O acordo também contempla possibilidades de perfuração exploratória, conforme opções de extensão contratual.
“Este contrato é um marco importante para a Shell Brasil, pois nos permite avançar no projeto Orca e desbloquear novas oportunidades em nossos ativos. Ele demonstra nosso contínuo investimento no Brasil”, afirma Prithipal Singh, vice-presidente de ativos operados no país.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado