Geral
Enel afirma que vendaval causou danos severos e rede elétrica precisará ser reconstruída
Concessionária trabalha para restabelecer energia após ventos de 98 km/h; mais de 1,2 milhão de clientes foram afetados.
A Enel Distribuição São Paulo informou que o vendaval registrado na quarta-feira, 10, provocou danos severos à infraestrutura elétrica nas áreas afetadas, exigindo a reconstrução da rede em diversos pontos. A concessionária ainda não estabeleceu prazo para a normalização do serviço. O fenômeno climático registrou ventos de até 98 km/h, interrompendo o fornecimento de energia para mais de 1,2 milhão de unidades consumidoras até a tarde desta quinta-feira, 11.
Segundo a empresa, o fornecimento já foi restabelecido para cerca de 1,2 milhão de clientes, dos 2,2 milhões inicialmente impactados. No entanto, aproximadamente 300 mil novas ocorrências foram registradas nesta quinta-feira, em virtude da continuidade dos ventos fortes.
Às 18h, a Enel seguia trabalhando para restabelecer o serviço para cerca de 1,3 milhão de clientes, o que representa 15,6% da base da distribuidora.
Veículos parados geram notificação
No início desta quinta-feira, o pátio de veículos da Enel estava lotado, o que motivou a Prefeitura de São Paulo a notificar a empresa e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) devido ao grande número de veículos parados enquanto moradores permaneciam sem energia.
Segundo a notificação, a Prefeitura constatou que, ao longo do dia, "somente uma fração reduzida de veículos de atendimento" estava circulando para solucionar os problemas enfrentados pela população.
A Enel explicou, em nota, que mantém um número maior de veículos e caminhões disponíveis para evitar atrasos na troca de turno entre as equipes. "Os veículos são preparados e equipados nas bases a cada troca de turno entre as equipes", esclareceu a concessionária.
Em comunicado, a Aneel afirmou que sua área técnica, juntamente com a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), está fiscalizando a Enel para avaliar o cumprimento do plano de contingência e as providências adotadas para a recuperação do serviço diante desse novo evento climático extremo.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado